Seja Bem vindo!

A Palavra é a asa dos nossos sonhos e realizações.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Abolição?



Abolição?
O dia 13 de maio, famoso por ser a data da abolição dos escravos no Brasil, é, para os movimentos negros do país, mais um dia de mobilização e lutas por direitos e políticas públicas. De acordo com Douglas Belchior, membro da coordenação geral da União de Núcleos de Educação Popular para Negros (Uneafro Brasil), esse é mais um dia de luta para o povo. No entanto, não foi  sempre assim. "Durante muitos anos era comemorado como uma data folclórica", afirma, ressaltando que alguns movimentos mais radicais preferiam não se manifestar nesse dia, pois consideravam somente o 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) como data para reivindicar.
Situação que mudou nos últimos anos. Hoje, o dia 13 de maio não é mais uma data qualquer para o movimento negro brasileiro. "Agora, o Movimento Negro resignificou o 13 de maio como um dia de luta do povo negro", Belchior destaca.
Não é a toa que há tantas lutas e reivindicações dessa população. Ainda hoje, os negros no Brasil são alvos de discriminação por conta da cor da pele.
                                                                        
Fonte:  http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cat=9&cod=47718

Nenhum comentário:

Postar um comentário